19.11.05

Dia da Bandeira

Dia da Bandeira - fabianocruz.com



Há 116 anos, quando o Brasil não era governado por "MPs" e sim por decretos, a nossa bandeira nacional atual foi adotada. O projeto vencedor foi o de autoria de Raimundo Teixeira Mendes, assessorado tecnicamente pelo Astrônomo Manuel Pereira Reis, e artisticamente, pelo pintor Décio Vilares.


Algumas curiosidades sobre a bandeira são interessantes de conhecer, pois nos faz admirar ainda mais o nosso pavilhão nacional. O lindo cenário carioca, mais especificamente celeste, foi inspiração para as constelações ilustradas na bandeira. Segundo a lei nº 5700 de 1º de setembro de 1971, a qual rege a forma e uso da bandeira, descreve que foi o aspecto do céu às 8 horas e 30 minutos (doze horas siderais) de 15 de novembro de 1889.


Além de ser um dos símbolos mais admirados no mundo, ainda continua sendo um assunto super em alta na vida republicana do Brasil.


Em 1892, o Congresso pensou em suprimir o lema "Ordem e Progresso", por achá-lo de mau gosto. Mas, em face da reação, desistiu da idéia. Pelo visto, o costume por algumas discussões sem fundamento político e estratégico para o país, não é algo recente. (risos)


Em 1908, uma comissão em que figurava, entre outros, o poeta Olavo Bilac, apelou "para que se comemorasse condignamente o pavilhão nacional". O apelo foi atendido: 19 de novembro, dia do decreto autorizando a criação da bandeira, ficou sendo dedicado à sua festa.


Em 1992, foi realizada uma inclusão de parágrafo na lei nº 5700, contemplando os novos Estados da Federação por uma representação em estrelas, compondo o aspecto celeste, de modo a permitir-lhes a inclusão no círculo azul da Bandeira Nacional sem afetar a disposição estética original.


Em 2005 foi criada a marca BRASIL, para promoção de produtos e serviços do país no exterior, deixando de ser utilizada a bandeira nacional pela primeira vez nesta divulgação do páis, no atual panorama estratégico global.


Todavia, é dia de festa, como já disse uma vez Olavo Bilac.

Saudamos o pavilhão nacional!


Fontes:

- Observatório Nacional ( http://www.on.br )

- MV-Brasil ( http://mv-brasil.org.br )
- Calendário CNT ( http://www.calendario.cnt.br )
- Almanaque ( http://www.designbrasil.org.br/portal/almanaque/index.jhtml )