28.3.05

Organização do design no Brasil

A revista About deste mês, traz a boa nova da Associação Brasileira de Empresas de Design - Abedesign, a qual terá como objetivo auxiliar a sanar questões tanto discutidas como a regulamentação do setor, leis trabalhistas e fiscais, direito autoral, patentes, qualidade técnica, formação de jovens profissionais e representatividade internacional.

Criada pela união de 30 empresas do setor, a entidade vista também o aumento do número de coligados, levando em consideração a estimativa de haver mais de 200 agências dessa área, para aumentar a visibilidade do mercado de design e mostrar sua importância no cenário econômico do país.

A associação irá conglomerar empresas que atuam em design de embalagem, de moda e de produtos, além de design gráfico, digital e webdesign.

"A Abedesign chega para ajudar a promover a organização do mercado de design, com a cuidadosa análise e defesa das empresas de design em assuntos como legislação trabalhista, fiscal e societária. O design tem uma importância muito grande para a economia, pois agrega inovação e tecnologia aos produtos e serviços, ajudando a construir marcas e reforçar valores", assevera Manoel Müller, diretor-geral da Müller & Camacho e presidente da Abedesign.

OBS: A intenção é organizar, ainda em 2005, o 1º Congresso Brasileiro de Design.


Contatos: +55 (11) 3891-0000 e abedesign@terra.com.br

27.3.05

Human Area Network (Han)

Depois das redes remotas (Wan de Wide Area Network) ou locais (Lan de Local Area Network), ambas formadas por uma série de computadores, os quais transmitem dados uns para os outros, agora, engenheiros japoneses estão propondo a Human Area Network (Han), ou seja, uma rede de seres humanos para a troca de informações tal como a gente faz na internet.

Parece uma piada de 1° de abril, mas a Nippon Telegraph and Telephone Corporation (NTT) realmente anunciou nesta quarta-feira passada a criação da primeira rede de comunicações que usa o corpo humano como condutor de dados.

A Human Area Network (HAN) funciona a partir de um dispositivo chamado RedTacton, que aproveita os campos elétricos existentes na superfície da pele para transmitir informações à velocidade de 2 Megabits por segundo, quase 50 vezes superior à dos acessos por linha discada.


"Campos elétricos existem por toda a parte. Alguém equipado com um sensor pode trocar dados com outra pessoa que carrega o mesmo instrumento, por meio de um simples aperto de mão”, esclarece Toshiaki Asahi, pesquisador da NTT.


A tecnologia poderá ser uma alternativa à Bluetooth ou WLAN, para distâncias curtas. Asahi acredita que, se tudo der certo, a HAN será lançada em 2006, com aplicações que incluem ferramentas de segurança e identificação.


Imagine você sendo cantado por um(a) lindo(a) gato(a) na noite que só está interessado(a) em roubar arquivos sigilosos enquanto faz sexo? Cada vez mais o ser humano está sendo colocado ao mesmo nível da máquina, mas ao mesmo tempo, é impressionante perceber como nós somos capazes de muito mais do que pensamos. Desse jeito, vamos nos destruir por acabar com nossas reservas naturais ou por dominação de nossas próprias criações.


Fonte:
- Estadão (http://www.estadao.com.br)

14.3.05

Algumas notas e um amplexo

Nunca pensei que em 11 dias sem escrever aqui, em função dos dias corridos com compromissos, tivesse tanto o que comentar. Este post com certeza, é um pouco diferente dos demais, tendo um caráter bem pessoal com algumas notas que acho relevantes sobre diversas áreas.

Uma delas, é que encontrei online o Jonas e ele me comentou sobre o seu novo livro, o qual já está disponível para pré-venda no site da Editora Érica chamado "Programação Descomplicada com Flash MX 2004 e ActionScript 2". Como cita na resenha, o livro é uma abordagem pragmática ao desenvolvimento de aplicativos Flash, cujo objetivo é apresentar o conhecimento básico para desenvolver os principais tipos de aplicativos e fazer o uso eficiente das fontes que a web proporciona. Se tem algum receio de comprá-lo, se tratando de uma obra dele, não tema porque vale a pena.

Na área de design, eu consegui me enrolar a tal ponto que não fui no seminário, mas fico muito agradecido pelo link adicionado ao site do Carlos Bahiana, coordenador do curso de Especialização em Design de Interfaces.

Ainda neste tema, a comunidade Designers BR no Orkut atingiu mais de 7.300 membros, com discussões sobre design, marketing, informes de cursos e oportunidades, criando uma das maiores comunidades brasileiras de design na rede de relacionamentos. Parabéns a todos nós que continuamos participando e mantendo sua função principal, unir pela troca de conhecimento.

Quem não conhece o Zupi? Esta revista online de design, uma referência no país, está lançando a sua primeira publicação impressa. Interessado? Compareça no dia 23 de março (quarta-feira) às 20 h. na Estação SP Design, localizada na Rua Haddock Lobo, 1012 - São Paulo.

Em artes plásticas, recebi um e-mail da artista Héstia Tenfuss comentando seu novo trabalho de luminárias de papel marchê e realmente está de parabéns. Seu último vernissage na Cantinella, que por coincidência ocorreu um dia antes do meu aniversário, demonstrou um talento único com a exposição Florais em Formas. É uma dica muito bacana para quem estuda ou gosta do assunto.

Indo para o lado de Comunicação Social, mais especificamente jornalismo, pude ter o prazer de conversar com a Bia Mansur, uma pessoa de ótimo coração me dando algumas dicas para terminar um artigo, o qual espero uma confirmação para saber em qual veículo será publicado. Grande beijo para você Bia. ;-)

E tem mais...risos, a Fundação Mudes promove entre os dias 31/03 e 12/05, o curso Jornalismo Cultural, com o meu professor e jornalista Lula Branco Martins. As aulas serão as terças e quintas, com turmas pela manhã e a noite. Serão oferecidas 36 vagas por turno. O programa compreende entre outros temas, o histórico do jornalismo cultural no país, o mercado de trabalho( jornal, revista, rádio, TV, internet), o dia-a-dia na redação, reunião de pauta e até o relacionamento com os assessores de imprensa. Para quem quer ter um pouco a mais que teoria quando se formar, o curso pode ser um atalho para uma oportunidade de trabalho. Informações no site: http://www.mudes.org.br

Poxa, depois de tantas notas, agora deixo aqui meu amplexo*.
Até.


*Amplexo = Abraço.

3.3.05

Seminário gratuito no Rio

1º Seminário UniCarioca de Design - fabianocruz.com


Neste próximo sábado, dia 05 de Março, será realizado o 1º Seminário UniCarioca de Design e Usabilidade de Interfaces.


Promovido pelo EDAT – Educação e Apoio Tecnológico/ Pós-graduação em Design de Interfaces, o evento gratuito terá como objetivo promover integração entre profissionais de áreas diferentes que interagem em projetos de interfaces e discutir a importância da usabilidade para as diversas áreas do conhecimento.


Profissionais como Guilherme Santa Rosa, desenvolvedor multimídia, Fabio Maia, educador e pesquisador em tecnologias educacionais e Tina Andrade, jornalista estarão palestrando e contribuindo com uma mesa redonda sobre a evolução do mercado de trabalho.


Além das palestras haverá exposição interfaces para CD-ROM desenvolvidas por alunos do curso de pós-graduação em Design de Interfaces, com apresentação de trabalhos selecionados.


Vale a pena participar e aproveitar esta oportunidade com outros profissionais e estudantes das áreas de design, informática, webdesign, jornalismo e publicidade. Porém quem não está enquadrado em nenhuma das duas descrições, os interessados pelo assunto também serão bem recebidos.


A programação completa do seminário pode ser conferida no site do curso: www.design.eti.br. Inscrições pelos telefones: (21) 2563-1952, 3973-6067 ou pelo e-mail posgrad@unicarioca.br.