24.2.05

Arrisque mais. Viva mais.

Novo filme da Pepsi : Surf - fabianocruz.com
O novo filme da Pepsi entitulado como "Surf", integrante da campanha global "Arrisque mais. Viva mais" ("Dare for More"), começa a ser veiculado na TV brasileira trazendo agora a constelação de craques: Ronaldinho Gaucho, Roberto Carlos, Beckham e Thierry Henry.

Criado pela AlmapBBDO, a peça traz os jogadores de futebol surfando em ondas fantásticas para manter uma "pelada" iniciada na praia por uma provocação de surfistas.

Uma curiosidade da nova campanha está relacionada ao seu cancelamento e depois adiamento da sua estréia, em respeito às vítimas do tsunami asiático, mas a coincidência com os fatos não impediu sua veiculação, até porque as populações atingidas desejam ver suas vidas voltando ao normal, sem tabus.

As gravações, com ares de superprodução, aconteceram no ano passado na ilha Tavarua, em Fiji, na Espanha e na Inglaterra, sob a direção de Tarsem Singh, da Racidal Media, que produziu os últimos filmes globais da Pepsi.

Segundo o diretor de criação Marcello Serpa, trata-se do comercial mais caro já criado pela propaganda brasileira. Realmente é uma obra de arte com ares de superprodução.

Quem não assistiu, clique aqui e baixe o filme disponibilizado no Portal da Propaganda.

Fontes:
- Blue Bus ( http://www.bluebus.com.br )
- Portal da Propaganda ( http://www.portaldapropaganda.com )

23.2.05

4ª Bienal de Cultura e Arte da UNE

4ªBienal da UNE - fabianocruz.com

Neste sábado dia 26, estará começando a 4ª Bienal de Cultura e Arte da UNE. O evento acontecerá em São Paulo e reunirá milhares de estudantes e artistas de todo o país para participar dos debates e das oficinas e mini-cursos ofertados.


A programação terá 2 tipos de atividades: para iniciantes e para aprimoração de estudantes de arte, proporcionando uma visão diferenciada sobre os mais variados temas. Alguns deles como a história de São Paulo, Cinema Novo, Literatura em Blog e Literatura de Cordel, serão ministrados por respeitados grupos, artistas e professores atuantes no mercado.


E quem for no evento, poderá participar do XIV Congresso Latino Americano e Caribenho de Estudantes - CLAE. O Congresso, que acontecerá simultaneamente com a 4ª Bienal, faz parte da agenda da Organização Continental Latino-Americana e Caribenha dos Estudantes - OCLAE - entidade à qual a UNE e a UBES são filiadas.


Um dos objetivos do Congresso será aprovar uma plataforma de reivindicações que contribua para conformar um projeto de mudanças econômicas, políticas e sociais, no sentido contrário ao que propõe à ALCA.


Maiores informações, acesse o site : http://www.une.org.br/bienal/


OBS: Alguns DCEs estão promovendo a locação de ônibus e hospedagem para estudantes. Para saber maiores detalhes, entre em contato com o diretório acadêmico de sua universidade.

20.2.05

E a bandeira nacional?

Logo da Marca Brasil - criado pelo designer Kiko Farkas Estava navegando no site da FOLHA e encontrei a matéria com o título: "Governo cria marca para promover produtos e serviços do Brasil no exterior".

Continuei a ler a matéria sem acreditar que fosse algo real, que aconteceu e saiu dos cofres públicos para a gestão deste geste de anti-patriotismo promovido pelo próprio governo federal.

Simplesmente na última sexta-feira, dia 18 de fevereiro, o governo lançou a Marca Brasil, que será utilizada para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior.


Fico perguntando qual é então a função de nossa bandeira? Temos um dos mais belos símbolos do mundo e está sendo disassociado em todos os programas de governo. Segundo o ministro Furlan, a marca vai agregar valor aos produtos e serviços brasileiros, além de ajudar nas exportações.


"A marca vai ser reconhecida sem a necessidade de leitura. Nosso objetivo é ter um símbolo do Brasil que pode ser recortado", disse o ministro.


Na boa, "investiram" R$ 4 milhões no processo de criação da marca sem concurso público, que envolveu pesquisas com empresas e estrangeiros que visitaram o Brasil, além de potenciais turistas para o país para sair esta marca! Francamente.


Com foi muito bem colocado pela jornalista Cora Rónai sobre a marca, ela não é nem "memorizável" (como a da Coca-Cola) nem "cobiçável" (como a da Nike, que consegue triunfar até quando manchada por denúncias de trabalho escravo).

Temos uma bandeira e vamos valorizá-la. Somos uma nação e temos que ser reconhecidos como tal através de nossos símbolos nacionais.

Fonte:
- Folha Online ( http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u93571.shtml )

19.2.05

IPTV em testes...

Seria muito bom receber um sinal, que antes chegava um canal, ampliar para três, com possibilidades de interação, compra da camisa oficial do jogador de futebol, e alguns recursos que só existem hoje em dia nos DVDs como legendas e outros.

Mas pelo tempo que testaram os três padrões criados de TV digital e ainda não foi definido no Brasil, é capaz até nunca ser lançado, pois com este aumento de usuários de acesso rápido e os avanços dos testes no mundo com vídeo em ADSL, temos grande chances de lançar antes a IPTV.

A televisão via IP (IPTV), ainda não está pronta para ser lançada agora porque largura de banda para tal juntamente com protocolos de compressão ainda não estão de acordo para uma boa transmissão. Existe uma pequena regra para esta viabilização, quanto maior a banda, mais informação pode ser enviada pelo fio em menos tempo. Isso parece meio óbvio, mas significa também infra-estrutura física portente, fios mais resistentes enterrado no chão e transmissões já adaptadas aos recursos interativos e este investimento reflete em interferência direta nas estruturas metropolitanas.

Como no Brasil, tudo acaba sendo tornando uma questão de polêmica, ficaria difícil para as nossas empresas de televisão a cabo muito endividadas investir agora nesta tecnologia e novo segmento, com novas concessões públicas para quebrar novamente as calçadas e outros dispêndios. Em contrapartida, as ameaçadas empresas de telefonias, ameçadas pelos serviços de voz sobre IP, se torna uma ótima saída para abranger o novo segmento de entretenimento e unificar outros serviços.

Os primeiros testes de TV via ip estão marcados para iniciar agora neste ano nos Estados Unidos. A operadora de telefonia Verizon se tornou a terceira empresa do setor na América a assinar um contrato para oferecer aos clientes o serviço de IPTV da Microsoft.

E no Brasil, como em outros países, vamos continuar analisando sobre TV digital até um dia, nos depararmos com um anúncio na tv informando: "O futuro chegou! Conheça a Velox TV! Seu telefone com todos os canais por assinatura, internet banda larga, interatividade com seu Oi e e-commerce das suas novelas preferidas e sem ocupar a linha telefônica. Ligue agora mesmo e peça já a sua!"

Fontes:
- Isto É Dinheiro (http://www.terra.com.br/istoedinheiro/)

- No Mínimo (http://nominimo.ibest.com.br)

12.2.05

Jantando com Física Quântica

Estava conversando hoje com a tia Lígia, que por sinal gosto muito, e no meio de vários assuntos ela comentou sobre a Física Quântica e a nova percepção sobre a realidade que visa a compreensão dos fenômenos que observamos.


É meio coisa de louco, mas é bem interessante porque segundo a visão mais generalizada possível que tive, na Lógica Aristotélica, "A é A, e se A é A, A não pode ser B". Eis o princípio da Identidade. Na escala quântica, esse princípio não se aplica. Um elétron pode ser partícula e onda ao mesmo tempo.


Se for pensar pelo que acontece com a nossa visão, é bem isso mesmo... Uma fonte de luz incide sobre um ser (digamos, uma árvore). Essa luz é refletida e chega a seus olhos. Seus olhos transformam a energia luminosa em impulsos elétrico magnéticos que seu cérebro transforma em uma IMAGEM que você vê DENTRO DE VOCÊ! Ou seja, você não vê a árvore, mas vê a "ilusão" de uma árvore.


Agora pensa bem, se aquele seu chefe não entende o que você fez, mesmo depois de demonstrar um layout bem feito e argumentado mais de uma vez, talvez a projeção interna dele esteja sendo afetada por outras experiências pessoais. (risos)

Ninguém vê a mesma coisa da mesma forma apesar de estarmos em um mesmo momento, em um mesmo universo participativo.


Engraçado isso. O observador e fenômeno são uma coisa só, indissociável. A observação altera a realidade. Há tantas perspectivas do universo quanto observadores nele.


Já foi dito que se a Ciência fosse uma árvore, a Física seria sua raíz e tronco.


Por isso as mudanças na Física do século XX (com o advento da Relatividade, da Teoria dos Quanta, etc) mudou drasticamente a Ciência de um modo geral, em todos seus ramos : Psicologia, Sociologia, Astronomia, Engenharias, etc.


É um papo bem atípico de se conversar em um jantar, mas é bem legal para perceber que filmes como Matrix, não estão tão distantes assim do que pode ser "uma realidade".

10.2.05

Google Video Search

google video - fabianocruz.com


Não adianta mesmo... Quanto mais os players de busca melhoram, inovam, o Google vem sempre com uma novidade ainda maior. Há 09 (nove) dias atrás a Microsoft lança seu novo mecanismo de busca, o MSN Search, com novos recursos de definições diretas consumido pela base de informação da enciclopédia Encarta, mas não foi o suficiente para desbancar o novo serviço oferecido pelo Google: Google Video beta.


O serviço procura por informações em closed caption (legendas instantâneas) que vêm com os programas. Por enquanto, ele procura apenas por conteúdo de canais amercianos, mas imagine o poder desta ferramenta? É pra deixar qualquer "media center" no chinelo. :-)


O resultado da busca é uma lista com fotos dos programas e textos que mostram o ponto em que a frase procurada foi fita, e com a ampliação do banco de dados, preview com alguns segundos em vídeo poderão ser inclusos.


"Ele deve crescer com o tempo, para incluir conteúdo de mais canais" - diz um porta-voz do Google em uma reportagem da BBC Brasil.


O Google Video beta já indexou programas dos canais PBS, Fox News, C-Spain e NBA, mas não existe informações oficiais de quantos canais serão incluídos.


Mas se você pensa que é o único que faz este tipo de pesquisa, está enganado... O blinkx.tv, lançado no mês passado, procura por links para noticiários, traillers de filmes e outros clipes de vídeo e aúdio. Claro que a concorrência já está dando o "ar da graça", e o Yahoo! já anunciou que está desenvolvendo um serviço semelhante de busca de vídeos para webcasts.


http://video.google.com

8.2.05

Tendências de Consumo


Você já se deu conta de como os padrões de consumo se alteraram nas últimas décadas? Mesmo para quem não trabalha com marketing e publicidade, a alteração dessas tendências é bem perceptível.


Devido ao avanço da tecnologia e a popularização da Internet e com a expectativa crescente de homogenia global ao acesso de informação relevante, para uma tomada de decisões, transformam os conceitos de auto-realização, padrões de sucesso e opções de consumo.


Para entender um pouco o que anda em alta neste mundo tão pluralizado, a consultoria de marcas Ogilvy Crystal definiu como sendo a vanguarda de consumo:



  • BOOTLEG: É a subversão de direitos autorais na alteração de ícones tradicionais e marcas de reconhecimento universal. Logos como Heinekein e Guaraná Antárctica são alteradas para escrever outra mensagem atribuindo um novo sentido a elas, como também a gravação pirata de um show de música ou filme dentro do cinema.


  • CULTURA VIP: Cada vez mais o consumidor quer ser sentir único no meio da multidão, trazendo as febres por ingressos para eventos exclusivos e fazendo do Orkut um sucesso mundial, simplesmente por ser uma rede de relacionamentos restrito a convites de membros participantes.


  • J.POP: Redescobrimos o velho mundo oriental. A onda oriental está presente na moda têxtil, filmes com estética japonesa como Kill Bill de Quentin Tarantino e O Grito de Takashi Shimizu.


Portanto você designer ou publicitário, criador de alguma peça ou campanha para algum cliente, fique atento ao que seu consumidor está desejando criando uma boa experiência, levando em consideração seus aspectos culturais globais e locais. ;-) Talvez esta atenção em especial seja a cereja do Super Sundae que esteja fazendo para ser devorado.


Fonte:
- Isto É Dinheiro (http://www.terra.com.br/istoedinheiro/)

4.2.05

FUGSP versão 2005

fugsp 2005- fabianocruz.com


Pois é, depois do HEAVY Flash Conference, o São Paulo Flash User Group - FUGSP está de cara nova para apresentar brevemente sua programação de eventos / palestras para 2005.


Conheça o novo site, o propósito do grupo e participe de nossa lista de discussão.


http://www.fugsp.com.br

Grande abraço!

1.2.05

Ilustra de Carnaval

ilustra de carnaval - fabianocruz.com

Enquanto o novo site com a galeria de ilustrações não fica pronto, aqui vai um post com a última ilustração inspirada nessa época do ano: Carnaval.

Dê sua opinião e escolha a resolução abaixo:

Abraços a todos e obrigado pela visita.