Nauman no Rio
Com o plugin Macromedia Flash, qualquer um é capaz de integrar em poucos cliques vídeos em suas apresentações, sites e publicidades online. Não somente com fins comerciais, mas o ato de filmar é ferramenta de artes plásticas tão comum como utilizar uma aquarela e se hoje, o vídeo não é somente uma forma de registro de um fato, não foi simplesmente uma consequência natural da tecnologia.
Considerado como pai da videoarte e da videoinstalação, o artista americano Bruce Nauman muito antes da revolução digital, em 1960, já criava, quebrando paradoxos da época e para nossa sorte, o CCBB do Rio exibe o maior número de obras já mostrado no Brasil.
Bruce Nauman é uma referência na arte contemporânea mundial e se apropriou de suportes diversos como fotografia, performance, dança, instalação, escultura, desenho, gravura, filme, vídeo e holografia. A natureza da arte, da vida e da morte, o absurdo, a crueldade, a censura, a violência e o sexo são questões que afloram em sua obra. "Nauman transita entre um meio e outro com a mesma genialidade, transpondo suas idéias de um a outro com o mesmo grau de originalidade e complexidade".
Ainda segundo as curadoras da mostra, Nauman costuma dizer que sua arte é "um soco na cara". A intenção do artista é criar um distúrbio na percepção do espectador. (Jornal do Brasil, Caderno B - 18/JUL/2005).
Quem for conferir a exposição pode estar certo que passará por uma experiência inesquecível. "A experiência claustrofóbica de se sentir preso dentro de um corredor; a imagem estranhamente perturbadora de um palhaço inteiramente maquiado sentado na privada; o som inquietante de pessoas gritando para que cale a boca e exigindo que saia da sala. São imagens e sons que ficam", afirma a curadora Nessia Leonzini.
- - - -
De 19 julho a 18 setembro 2005 no CCBB do Rio.
Entrada franca
Rua Primeiro de Março 66, 1º andar
Centro - Rio de Janeiro
tel.: 21 3808-2020
3 Comentários:
Claro que não vou perder essa exposição ne maninho, vo ver se chego la um final de semana se quiser marcar de irmos juntos me da um toque ai ! :0)
Abraços
8:54 PM
Pena ser lá no rio de Janeiro :( Buaaaaaaa, queria morar no rio :(
Mas depois rola de um post sobre o evento ai Fabiano? hehe
Abraços
7:12 PM
Hahaha. Pega até mal isso André, mas a gente monta uma excursão com um pessoal interessado e vamos todos discutir sobre arte. :P
João Vagner, na verdade estou achando ótimo! Porque além de estar morando no Rio atualmente, estávamos carentes de eventos e mostras na cidade.
Se estiver morando em São Paulo, vá no AnimaMundi, foi muito bom.
Abraços aos 2!
9:37 PM
Postar um comentário
<< Home