7.7.05

Bauhaus

Parece até nome de fonte que se encontra para fazer download, mas Bauhaus tem uma história incrível para conhecer, principalmente para quem está envolvido com o mundo do design.


A Staatliches Bauhaus (Casa Estatal de Construção), fundada em 1919 pelo alemão Walter Gropius, foi uma escola que uniu conceitos estéticos, funcionais e tecnológicos concernentes ao design, se firmando ao longo da história como um verdadeiro mito do século XX.


Gropius não dormiu e acordou com todo o pensamento constituido (risos), as origens da Bauhaus provêm do movimento Arts and Crafts, do inglês William Morris, que procurou restabelecer a dignidade medieval do artesanato e do artesão. Porém, o ensino da Bauhaus opunha-se às concepções de Morris, contrárias à revolução tecnológica e à produção em série. Também não agradava a Gropius o estilo art nouveau, devido a seu caráter decorativo e esteticista. A ascendência mais próxima da Bauhaus está na associação Deutscher Werkbund, fundada em 1907 por Hermann Muthesius para incentivar as relações entre os artistas modernos, os artesãos qualificados e a indústria. Muthesius desejava criar o que chamava de Maschinenstil (estilo da máquina). Gropius, que foi membro da Werkbund, materializou esse objetivo, em grande parte, na Bauhaus.


O programa de ensino da Bauhaus compunha-se de dois objetivos básicos: a síntese estética e a síntese social. O primeiro objetivo referia-se à integração de todos os gêneros artísticos e de todos os tipos de artesanato sob a supremacia da arquitetura. O segundo referia-se à orientação da produção estética de acordo com as necessidades de uma faixa mais ampla da população, e não de uma camada social e economicamente privilegiada. Ou seja, todos os gêneros artísticos são importantes para a criação de uma peça artística e a população, deve ser prestigiada com o belo, com arte, sendo uma contribuição à cultura. Atualmente, temos acesso nas grandes exposições de arte a R$ 1,00 no Rio de Janeiro, talvez, como medida populista, mas com o principal mote também proveniente deste pensamento.


Não. Infelizmente não tem como estudar lá porque em 1932, a escola foi fechada com a chegada dos nazistas, mas o modelo do movimento alemão é adotado na Universidade de Harvard e no Instituto de Tecnologia de Massachusetts - MIT até hoje.


Este foi só um breve histórico sobre este marco no design contemporâneo, mas recomendo aprofundar um pouco mais sobre o assunto. Quem quiser ir conhecer a Biblioteca Goethe Institut, para ler alguns livros originais ou em português sobre o tema, basta dar uma passada na Rua do Passeio, 62 - Centro do Rio de Janeiro.


Fontes:

8 Comentários:

Jorge Izoton diz...

Para definir este artigo usarei as palavras: fantástico e original.
E o motivo é simples. O amigo Fabiano Cruz conseguiu de forma objetiva, criar um "TEASER" (talvez até inconsciente) deste assunto tão interessante para os amantes das Artes Visuais. Creio que a idéia de escrever sobre a Bauhaus, tenha sido um gancho de uma questão que tem sido muito abordada entre pessoas que estão tentando entrar no mercado, e pessoas que já são parte dele: “Onde devo estudar Design?”. E para responder a pergunta, nada melhor do que começar por um pequeno estudo na história da Bauhaus. Levem isto como um conselho, uma dica. Para saber onde e como estudar design comece estudando (risos) a história de alguma instituição “famosa”. Isso já lhe abrirá um pouco os olhos.

E Fabiano, parabéns pelo artigo. Afinal, alguém tem que resistir a moda de sites que apenas indicam outros sem fazer qualquer crítica construtiva sobre os mesmos.

11:40 AM

 
André Bittencourt diz...

Bauhaus não, repeti seminario 2 na faculdade esse ano por causa disso aaarrrgggggg
hehehe

Abraços

11:59 AM

 
Fabiano Cruz diz...

Valeu Jorge pela seu comentário aqui amigo. Procurei estimular os estudos mais específicos sobre design, para o pessoal que só procura ler tutoriais e tendências de listas.

- - - -

Grande André, pelo menos você já ouviu falar, e isso já é um bom começo. ;)


Abraços p/ vcs!

11:25 AM

 
Carlile Adriana Soares diz...

Perfeito seu blog e seu post, amei
[]'s Carlile Adriana

2:32 PM

 
Jonas Araujo diz...

Arriégua! Esse macho nunca decepciona! Que Blog Show!!!! Parabens, Fabiano!!

1:09 PM

 
denise kokenborger diz...

Muito interessante escrever sobre Baubaus que é marco histórico na hitória do design...Parabéns cultura eh td d bom...

2:34 PM

 
Fabiano Cruz diz...

Carlile e Jonas, valeu pelos elogios. :)

Denise, com certeza! Cultura é tudo de bom e volte sempre!

9:39 PM

 
Junior diz...

Trabalhos muito legais nesse site da Agência Box.

http://www.agenciabox.com.br

3:17 AM

 

Postar um comentário

<< Home